Andrii Sybiha e Elina Valtonen debateram o papel estratégico da OSCE na responsabilização da Rússia
08 janvier 2025 18:00

Na quarta-feira, 8 de janeiro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, deu as boas-vindas em Kyiv à Presidente em exercício da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Elina Valtonen.

Os diplomatas mantiveram conversações sobre as prioridades da Presidência finlandesa da OSCE em 2025, bem como sobre a agenda bilateral de cooperação ucraniano-finlandesa.

Andrii Sybiha manifestou a sua gratidão à Presidência finlandesa da OSCE por ter identificado o apoio à Ucrânia e a luta contra a agressão russa como as suas prioridades para 2025.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros salientou que a OSCE deve continuar a ser uma plataforma para responsabilizar a Rússia pela sua atual agressão armada contra a Ucrânia e pela guerra híbrida contra a Europa.

“Não só a «frota sombra», mas também as verdadeiras intenções da Rússia devem ser retiradas da sombra”, salientou o Ministro.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano manifestou a esperança de que a OSCE reforce o seu trabalho de documentação dos crimes russos, mantenha a sua atenção na deportação de crianças, na detenção de reféns civis e no destino de três membros do pessoal da OSCE que se encontram em cativeiro russo - Vadym Golda, Maksym Petrov e Dmytro Shabanov.

Andrii Sybiha chamou especialmente a atenção para as execuções de prisioneiros de guerra ucranianos pelos ocupantes russos e apelou à OSCE para que avalie estas violações sistemáticas das Convenções de Genebra.

“Utilizaremos todas as plataformas internacionais para chamar a atenção para a tortura, as execuções e os maus-tratos infligidos aos prisioneiros de guerra ucranianos. Continuaremos a exigir o acesso a eles de monitores e médicos internacionais e a sua libertação em geral. Lembramo-nos de todos os ucranianos nas prisões russas”, sublinhou o Ministro ucraniano.

O Ministro enfatizou a importância do elevado nível de representação da OSCE na Cimeira Global da Paz do ano passado e manifestou a esperança de que a Finlândia mantenha esta dinâmica e faça da Fórmula de Paz a base do trabalho da OSCE sobre a Ucrânia.

No domínio bilateral, Andrii Sybiha agradeceu à Finlândia por todo o apoio prestado à Ucrânia. As partes debateram o reforço da defesa aérea da Ucrânia e a luta conjunta contra as ameaças híbridas da Rússia.

Por último, o Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano salientou o simbolismo da presidência finlandesa, uma vez que este ano se assinala o 50.º aniversário da assinatura da Ata Final de Helsínquia, que constituiu a base para a criação da OSCE.

Outdated Browser
Для комфортної роботи в Мережі потрібен сучасний браузер. Тут можна знайти останні версії.
Outdated Browser
Цей сайт призначений для комп'ютерів, але
ви можете вільно користуватися ним.
67.15%
людей використовує
цей браузер
Google Chrome
Доступно для
  • Windows
  • Mac OS
  • Linux
9.6%
людей використовує
цей браузер
Mozilla Firefox
Доступно для
  • Windows
  • Mac OS
  • Linux
4.5%
людей використовує
цей браузер
Microsoft Edge
Доступно для
  • Windows
  • Mac OS
3.15%
людей використовує
цей браузер
Доступно для
  • Windows
  • Mac OS
  • Linux