Na quarta-feira, 8 de janeiro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, deu as boas-vindas em Kyiv à Presidente em exercício da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Elina Valtonen.
Os diplomatas mantiveram conversações sobre as prioridades da Presidência finlandesa da OSCE em 2025, bem como sobre a agenda bilateral de cooperação ucraniano-finlandesa.
Andrii Sybiha manifestou a sua gratidão à Presidência finlandesa da OSCE por ter identificado o apoio à Ucrânia e a luta contra a agressão russa como as suas prioridades para 2025.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros salientou que a OSCE deve continuar a ser uma plataforma para responsabilizar a Rússia pela sua atual agressão armada contra a Ucrânia e pela guerra híbrida contra a Europa.
“Não só a «frota sombra», mas também as verdadeiras intenções da Rússia devem ser retiradas da sombra”, salientou o Ministro.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano manifestou a esperança de que a OSCE reforce o seu trabalho de documentação dos crimes russos, mantenha a sua atenção na deportação de crianças, na detenção de reféns civis e no destino de três membros do pessoal da OSCE que se encontram em cativeiro russo - Vadym Golda, Maksym Petrov e Dmytro Shabanov.
Andrii Sybiha chamou especialmente a atenção para as execuções de prisioneiros de guerra ucranianos pelos ocupantes russos e apelou à OSCE para que avalie estas violações sistemáticas das Convenções de Genebra.
“Utilizaremos todas as plataformas internacionais para chamar a atenção para a tortura, as execuções e os maus-tratos infligidos aos prisioneiros de guerra ucranianos. Continuaremos a exigir o acesso a eles de monitores e médicos internacionais e a sua libertação em geral. Lembramo-nos de todos os ucranianos nas prisões russas”, sublinhou o Ministro ucraniano.
O Ministro enfatizou a importância do elevado nível de representação da OSCE na Cimeira Global da Paz do ano passado e manifestou a esperança de que a Finlândia mantenha esta dinâmica e faça da Fórmula de Paz a base do trabalho da OSCE sobre a Ucrânia.
No domínio bilateral, Andrii Sybiha agradeceu à Finlândia por todo o apoio prestado à Ucrânia. As partes debateram o reforço da defesa aérea da Ucrânia e a luta conjunta contra as ameaças híbridas da Rússia.
Por último, o Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano salientou o simbolismo da presidência finlandesa, uma vez que este ano se assinala o 50.º aniversário da assinatura da Ata Final de Helsínquia, que constituiu a base para a criação da OSCE.