Em 7 de outubro, durante a segunda ronda de consultas conjuntas entre os Governos da Ucrânia e da República Eslovaca, presidida pelos Primeiros-Ministros Denys Shmyhal e Robert Fico, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, manteve conversações bilaterais com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus da Eslováquia, Juraj Blanár, no âmbito da secção de Cooperação Internacional.
As partes debateram questões fundamentais da agenda ucraniano-eslovaca, incluindo um maior apoio à Ucrânia no contexto da agressão armada russa, a participação da Eslováquia na implementação da Fórmula de Paz e os preparativos para a segunda Cimeira Global da Paz.
Andrii Sybiha salientou que a Fórmula de Paz é atualmente a única e exclusiva forma de restabelecer uma paz abrangente, justa e duradoura na Ucrânia, em conformidade com os objectivos e princípios da Carta das Nações Unidas.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano salientou que a parte ucraniana espera que a Eslováquia adira à Declaração do Grupo dos Sete (G7) sobre o apoio à Ucrânia e conclua um acordo de segurança bilateral relevante. Ofereceu também à Eslováquia o patrocínio de uma das regiões da Ucrânia no contexto da recuperação, desenvolvimento do comércio e do investimento.
Os Ministros prestaram uma atenção especial à assistência no domínio da desminagem humanitária no contexto da implementação do ponto 8 da Fórmula de Paz “Segurança Ambiental” e à participação da Eslováquia em conferências e coligações temáticas.
“Agradecemos à Eslováquia pelo seu apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia, pela sua disponibilidade para desenvolver o diálogo político e projectos económicos, comerciais e de infraestruturas mutuamente benéficos, bem como pela prontidão de prestar assistência no domínio da desminagem humanitária. Aguardamos com expetativa a contribuição dos nossos parceiros eslovacos para a Conferência sobre a Ação contra as Minas na Ucrânia, que se realizará em 17 e 18 de outubro em Lausanne”, declarou Andrii Sybiha.
O Ministro informou também sobre a atual situação de segurança e a necessidade de reforçar a capacidade de resistência da Ucrânia na véspera da transição de inverno. Agradeceu à parte eslovaca a decisão de afetar 500 000 euros às necessidades energéticas e à restauração das infra-estruturas energéticas da Ucrânia no âmbito do Plano Bilateral de Cooperação para o Desenvolvimento da Eslováquia. Estes fundos serão utilizados para adquirir equipamento energético a uma empresa eslovaca e transferi-lo depois para a Ucrânia.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano solicitou separadamente à parte eslovaca que apoie a reabilitação dos soldados ucranianos feridos, tendo recebido garantias de que a parte eslovaca está pronta a prestar essa assistência.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano informou o seu homólogo eslovaco sobre os passos dados na via da integração europeia e agradeceu-lhe pelo apoio incondicional da Eslováquia à futura adesão da Ucrânia à União Europeia. Manifestou igualmente a esperança de que a parte eslovaca apoie os progressos da Ucrânia na via da adesão à OTAN.
Andrii Sybiha registou igualmente a cooperação ucraniano-eslovaca no âmbito das organizações internacionais e o co-patrocínio da Eslováquia nas principais resoluções das Nações Unidas de apoio à Ucrânia.
Os Ministros trocaram pontos de vista sobre a cooperação com países terceiros no contexto dos preparativos para os eventos internacionais planeados.
Foi também dada ênfase à extensão da presença consular na Eslováquia para proteger os direitos e satisfazer as necessidades dos cidadãos ucranianos.