Na terça-feira, 17 de setembro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, realizou uma reunião online sobre a cooperação regional entre a Ucrânia e os países do mundo, com os chefes das missões diplomáticas ucranianas no estrangeiro, com a participação do Vice-Chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia, Viktor Mykyta.
"Estabelecer cooperação entre a Ucrânia e os países do mundo a nível regional e comunitário faz parte da política externa da Ucrânia e das prioridades definidas pelo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A Ucrânia tem uma boa base para essa cooperação - a reforma de descentralização e a reforma administrativo-territorial. Estes são componentes da resiliência que a Ucrânia tem demonstrado durante os anos da invasão em larga escala. O desenvolvimento da cooperação internacional entre regiões permitirá fortalecer essa resiliência", destacou o Ministro.
O Ministro sublinhou a importância de alcançar acordos concretos de cooperação a nível de cidades e regiões irmãs, bem como o desenvolvimento da iniciativa de apadrinhamento de regiões ucranianas para a reconstrução por países estrangeiros.
Os participantes da reunião discutiram o apoio ao desenvolvimento da cooperação dos territórios ucranianos tanto diretamente com potenciais cidades e regiões irmãs, como através de associações de cidades e regiões.
O Ministro Andrii Sybiha também informou sobre mudanças estruturais no Ministério dos Negócios Estrangeiros, destinadas a tornar a cooperação internacional inter-regional mais sistemática e orientada para resultados.