Na quarta-feira, 20 de maio, no âmbito de uma visita de trabalho à Suécia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, realizou, na cidade sueca de Kristianstad, negociações bilaterais com a sua homóloga sueca, Maria Malmer Stenergard.
Andrii Sybiha observou que Kristianstad é um símbolo da história comum ucraniano-sueca. Ali está instalado um monumento ao Hetman Pylyp Orlyk, que passou parte da sua vida nesta cidade. Durante a permanência na cidade, os ministros visitaram o monumento instalado no local da residência do Hetman nos anos de 1716 a 1719.
No decurso das negociações bilaterais, os ministros discutiram a cooperação de defesa entre a Ucrânia e a Suécia, nomeadamente as capacidades de aviação no contexto do potencial fornecimento à Ucrânia de caças Gripen. Segundo Andrii Sybiha, o armamento sueco demonstra elevada eficácia no campo de batalha. Por exemplo, os produtos da Saab funcionam eficazmente na defesa da Ucrânia e de toda a Europa, incluindo a Suécia.
«Ao utilizar as vossas armas, os nossos militares fornecem feedback, que permite ampliar e aperfeiçoar a produção. Por outras palavras, reforçamo-nos mutuamente», declarou o chefe da diplomacia.
O ministro informou a sua homóloga sobre a situação no campo de batalha, os esforços da Ucrânia para estabilizar a frente, proteger o espaço aéreo e reforçar as sanções especiais de longo alcance contra a Rússia.
As partes também deram atenção ao caminho para uma paz justa e à necessidade de continuar a pressão sancionatória sobre a Rússia, nomeadamente sobre a sua «frota sombra». Andrii Sybiha sublinhou que a Ucrânia deseja o fim desta guerra mais do que qualquer outra pessoa no mundo, e também conta com o novo papel da Europa nos esforços de paz. A Suécia pode dar uma contribuição importante para esses esforços.
«Separadamente, quero agradecer pelo apoio inabalável à adesão da Ucrânia à UE, uma posição partilhada por 91% dos suecos. Hoje recebi uma confirmação clara de que a Suécia apoia a abertura do primeiro cluster negocial já em maio e dos restantes cinco em junho», assinalou o ministro.
Os diplomatas também discutiram a integração da Ucrânia na NATO e o desenvolvimento do programa PURL, que permite adquirir armamento americano criticamente importante para a Ucrânia.
«Na esfera da defesa, a Ucrânia também tem algo a oferecer. Possuímos uma experiência única de guerra moderna, bem como tecnologias e armamento únicos. Estamos prontos para partilhar esta experiência, nomeadamente no que diz respeito à produção em massa e à utilização de todos os tipos de drones, bem como de sistemas de combate às ameaças inimigas», sublinhou Andrii Sybiha.
O chefe da diplomacia expressou profunda gratidão à Suécia pela sua liderança no apoio à Ucrânia e pela determinação na defesa da Europa.
«Valorizamos profundamente a vossa ajuda desde os primeiros dias da guerra. O volume total do vosso apoio já ultrapassou 13,5 mil milhões de dólares. Só no ano passado, a ajuda de defesa ascendeu a 4 mil milhões de dólares, o terceiro maior indicador no mundo em relação ao PIB. Também estamos gratos pela ajuda ao nosso setor energético», assinalou o ministro.
Andrii Sybiha agradeceu à Suécia pelo apoio às iniciativas humanitárias nas áreas da educação, da saúde e dos direitos humanos, bem como pela ajuda aos ucranianos afetados pela guerra. Segundo ele, atualmente 38 ucranianos, entre os quais militares, estão a receber tratamento e reabilitação na Suécia.
«A par da ajuda estatal, sentimos o forte apoio da sociedade sueca, dos municípios, das empresas e dos voluntários. No inverno passado, durante os ataques cruéis da Rússia contra o nosso sistema energético, realizou-se na Suécia uma campanha pública, no âmbito da qual foram angariados mais de 19 milhões de dólares para ajudar a Ucrânia. Sou grato a cada sueco que se juntou a esta iniciativa, bem como pela disponibilidade para continuar a apoiar a resiliência energética da Ucrânia antes do próximo inverno», observou o chefe da diplomacia.