O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia está a trabalhar com parceiros europeus para criar condições adequadas e implementar iniciativas que facilitem o regresso dos ucranianos que saíram do país devido à invasão russa em grande escala.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, afirmou isto a 13 de setembro, durante o seu discurso na conferência da Estratégia Europeia de Yalta, em Kyiv.
“É hora de abordar a questão do desenvolvimento de programas por parte da União Europeia para o regresso dos ucranianos. Claro, para isso, devem ser criadas as condições adequadas. Desde condições de segurança, serviços médicos, até à reconstrução de habitações. Isto deve estar na agenda”, sublinhou o ministro.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia continua a trabalhar ativamente com a Comissão Europeia no desenvolvimento de iniciativas que incentivem os ucranianos, que desejam regressar à sua pátria.
Estas estratégias foram recentemente discutidas nas negociações entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia e a Comissária Europeia para os Assuntos Internos, Ylva Johansson.
Na opinião do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, as iniciativas relevantes devem, acima de tudo, criar uma motivação positiva para que os nossos compatriotas no estrangeiro façam uma escolha informada a favor do regresso.