Em 3 de outubro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Andrii Sybiha, reuniu-se com representantes da comunidade empresarial ucraniana no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.
A reunião contou com a presença de representantes de médias e grandes empresas ucranianas, exportadores, câmaras de comércio, associações empresariais e corporações.
"A diplomacia e o comércio internacional ucraniano podem e devem reforçar-se mutuamente em prol dos interesses nacionais da Ucrânia. O Ministério dos Negócios Estrangeiros desempenhará um importante papel de coordenação na promoção das empresas ucranianas nos mercados internacionais", afirmou Andrii Sybiha.
O Ministro manifestou a sua gratidão aos empresários ucranianos pela sua capacidade de resistência face à agressão russa em grande escala. O Ministro salientou que o apoio à economia ucraniana é extremamente importante para garantir a capacidade de defesa do Estado.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros referiu que as prioridades do Ministério sob a sua liderança incluem a abertura de novos mercados para as empresas ucranianas e a eliminação de barreiras artificiais.
Andrii Sybiha sublinhou igualmente a importância de reforçar a componente económica das embaixadas ucranianas e falou das novas oportunidades para os exportadores criadas pela abertura de novas missões diplomáticas no estrangeiro, nomeadamente em África e na América Latina.
O Ministro deu especial ênfase aos planos para desenvolver a cooperação com as empresas ucranianas em termos de diplomacia pública e cultural e referiu que o diálogo entre diplomatas e empresas será regular.
Durante a reunião, foi dada atenção especial à iniciativa “Feito na Ucrânia” ("Made in Ukraine") e à plataforma internacional “NAZOVNI” do MNE, que se destina a prestar assistência diplomática às empresas ucranianas na entrada em mercados estrangeiros.