O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, e o Chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia, Andriy Yermak, reuniram-se com os Chefes das missões diplomáticas e representantes dos Estados do G20 na Ucrânia.
A reunião contou com a presença de diplomatas de Brasil, Austrália, Argentina, Reino Unido, Índia, Indonésia, Itália, República da Coreia, México, Turquia, União Europeia, França, Alemanha, África do Sul, Japão, Estados Unidos da América e Canadá. Os Embaixadores ucranianos acreditados nos respectivos Estados também participaram na reunião em linha.
Andrii Sybiha expressou a sua gratidão aos Embaixadores estrangeiros por terem estado ao lado da Ucrânia nos tempos difíceis da agressão russa em grande escala e por terem apoiado o nosso Estado e o nosso povo.
Os principais temas da reunião foram o Plano de Vitória e a Fórmula de Paz do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, o calendário diplomático para as próximas semanas e meses, incluindo a intenção da Ucrânia de realizar todas as conferências temáticas em conformidade com os pontos da Fórmula de Paz até ao final de outubro, e a preparação da Segunda Cimeira Global da Paz.
A reunião centrou-se igualmente na continuação da apresentação do Plano de Vitória aos parceiros, em especial a nível da União Europeia, num futuro próximo.
O Chefe do Gabinete do Presidente, Andriy Yermak, referiu que o processo de realização de conferências temáticas com base em cada um dos pontos da Fórmula de Paz estará concluído este mês.
"O resultado de cada uma destas conferências é um Comunicado conjunto com princípios e soluções propostas. O mais importante no comunicado são os passos concretos, as acções necessárias para implementar os pontos da Fórmula de Paz. E serão combinadas no Plano Conjunto, que estaremos prontos a apresentar no início de novembro", afirmou.
Andriy Yermak sublinhou a importância do convite da Ucrânia para a Cimeira do G20 no Rio de Janeiro no final de novembro, que coincide com o milésimo dia da resistência da Ucrânia à invasão russa em grande escala.
Andrii Sybiha enfatizou que o Plano de Vitória não substitui a Fórmula de Paz. Segundo ele, trata-se de um instrumento de aplicação da Fórmula, destinado a reforçar a Ucrânia e a aumentar o custo da agressão para a Rússia, de modo a que o Kremlin abandone os seus objectivos agressivos e seja forçado a pôr termo à sua agressão.
O Ministro sublinhou ainda a importância da coordenação e da cooperação entre parceiros para alcançar um objetivo estratégico comum - uma paz abrangente, justa e duradoura para a Ucrânia.
"A Ucrânia nunca aceitará quaisquer iniciativas de paz desenvolvidas sem a Ucrânia. Não há nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia. A Ucrânia também não aceitará quaisquer iniciativas de paz que dividem o mundo", afirmou o ministro.
O ministro chamou especialmente a atenção para os contínuos ataques da Rússia às infra-estruturas energéticas da Ucrânia no período que antecede o inverno. O Ministro salientou igualmente as necessidades críticas da Ucrânia no sector da energia.