Andrii Sybiha: A Ucrânia apela à Organização Marítima Internacional para que envie imediatamente uma missão internacional de controlo para os portos de Odesa
16 outubro 2024 15:59

Na quarta-feira, 16 de outubro, em Odesa, o Ministro dos Negócios Estrangeiros Andrii Sybiha manteve conversações com os seus colegas dos Estados do Oito Nórdico-Báltico, os Ministros dos Negócios Estrangeiros Maria Malmer Stenergard da Suécia e Lars Løkke Rasmussen da Dinamarca, Margus Tsahkna da Estónia, Baiba Braže da Letónia, Gabrielius Landsbergis da Lituânia, Espen Barth Eide da Noruega, Pasi Rajala, o Secretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Defesa da Finlândia, bem como Martin Eyjólfsson, o Secretário de Estado Permanente da Islândia.

A visita dos diplomatas nórdicos e bálticos a Odesa surge na sequência das conversações do Presidente Zelenskyy com os líderes de Oito Nórdicos-Báltico.

Os ministros começaram a sua visita prestando homenagem aos heróis caídos e colocando velas no memorial aos defensores caídos da Ucrânia no Parque dos Cem Heróis Celestiais.

De seguida, os ministros visitaram o Centro Médico Clínico Militar da Região Sul, onde falaram com soldados ucranianos feridos e foram informados sobre as necessidades prioritárias do centro.

Os diplomatas tiveram também uma reunião separada com os principais exportadores agrícolas, que falaram sobre a intensificação do terror aéreo russo contra os agricultores ucranianos, o sector agrícola e as infra-estruturas portuárias.

Durante a sessão plenária, os ministros debateram a continuação do reforço das capacidades de defesa da Ucrânia, o reforço do escudo antiaéreo, os investimentos na indústria de defesa ucraniana e a responsabilização da Rússia pelos seus crimes.

Andrii Sybiha agradeceu aos seus colegas pela visita de solidariedade e pelo inabalável apoio político, militar, financeiro e humanitário desde o início da agressão russa em grande escala. Informou também os seus colegas sobre a situação no campo de batalha, os ataques do agressor ao sistema energético e aos portos ucranianos e as necessidades militares e energéticas prioritárias da Ucrânia.

Andrii Sybiha chamou a atenção dos seus colegas para o aumento significativo do terrorismo aéreo russo e dos ataques a navios civis, instalações de armazenamento de cereais, terminais e outras infra-estruturas portuárias.

O Ministro salientou que a Ucrânia continua a ser um parceiro fiável e garante da segurança alimentar mundial, mesmo em tempos de guerra, e apelou aos aliados para que apoiem os agricultores ucranianos.

“Graças aos nossos agricultores, a Ucrânia mantém-se resistente. Continuaremos a dar seguimento à iniciativa do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, “Grãos da Ucrânia”, e planeamos realizar a Terceira Cimeira Alimentar até ao final do ano”, afirmou o Ministro.

O diplomata ucraniano convidou os parceiros a considerarem a possibilidade de prestar assistência adicional ao seguro de navios e terminais. Salientou a elevada eficiência do Corredor Ucraniano, acrescentando que, desde agosto de 2023, mais de 2800 navios fizeram escala nos portos ucranianos e foram movimentados 51 milhões de toneladas de exportações agrícolas.

“Aqui, em Odesa, o terror aéreo russo é particularmente visível. Os meus colegas tiveram oportunidade de ver as consequências do bárbaro bombardeamento russo. No total, durante a invasão em grande escala, ocorreram mais de 50 ataques russos contra os nossos portos, danificando mais de 300 instalações infraestruturais portuárias e 23 navios civis, e destruindo mais de 100 000 toneladas de produtos agrícolas”, sublinhou o Ministro.


De acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, só no último mês, os ataques russos danificaram quatro navios, incluindo os que transportavam cereais para o Egito e milho para Itália, bem como ajuda humanitária do Programa Alimentar da ONU para a Palestina.

“Estes são os alvos que a Rússia está a escolher para os seus ataques - navios civis, instalações de armazenamento de cereais, terminais. Não se trata apenas de ataques à nossa economia. São ataques à segurança alimentar mundial. A Rússia está a colocar milhões de pessoas em todo o mundo em risco de fome”, sublinhou o Ministro.

Neste contexto, Andrii Sybiha afirmou que a Ucrânia apelou oficialmente à Organização Marítima Internacional para que envie imediatamente uma missão internacional de controlo para os portos da Grande Odesa, no contexto da intensificação do terror russo.

“Garantir a liberdade de navegação no Mar Negro é o nosso objetivo comum e uma das principais prioridades do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy. Temos de parar o agressor, mostrar a unidade da comunidade internacional na luta contra a sua barbaridade e registar todos os crimes”, disse o ministro.

Durante as conversações, o Ministro prestou uma atenção especial ao Plano de Vitória do Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy e à Fórmula de Paz. Explicou aos parceiros a lógica das acções da Ucrânia e os elementos-chave do Plano de Vitória, que fortalecerão o nosso país e forçarão a Rússia a pôr termo à sua agressão e a concordar em restaurar uma paz abrangente, justa e duradoura.

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros dos Oito Estados Nórdicos e Bálticos reafirmaram o seu forte e contínuo apoio à Ucrânia e às iniciativas ucranianas, a atribuição de pacotes adicionais de assistência energética para reforçar a capacidade de resistência da Ucrânia antes do inverno e a necessidade de aumentar a pressão das sanções contra a Rússia.

A Ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Maria Malmer Stenergard, anunciou uma decisão conjunta de atribuir à Ucrânia um pacote de apoio energético para o inverno, proveniente do Oito Nórdico-Báltico, que incluirá equipamento destinado a reforçar a capacidade de resistência da Ucrânia.

Andrii Sybiha apelou também ao bloqueio da frota sombra da Rússia, que permite a Moscovo ganhar dinheiro para a guerra contra a Ucrânia e ameaça causar uma catástrofe ambiental na Europa.

Andrii Sybiha agradeceu aos seus amigos nórdicos e bálticos pela participação ativa deles na reconstrução da Ucrânia, citando exemplos do seu patrocínio à reconstrução das regiões de Mykolaiv, Chernihiv e Zhytomyr, bem como as contribuições deles para fundos nacionais e internacionais. As partes acordaram em reforçar esta cooperação.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros salientou a necessidade de levar os criminosos russos a tribunal pelas suas atrocidades contra a Ucrânia e o povo ucraniano.p

“Os meus colegas receberam uma informação pormenorizada do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Justiça e do Serviço de Segurança da Ucrânia sobre as condições inadequadas de detenção dos prisioneiros de guerra ucranianos pelos russos, a tortura, os abusos, as execuções e outros maus-tratos, que constituem uma violação grosseira do direito humanitário internacional, das leis e dos costumes de guerra por parte da Rússia”, afirmou o Ministro.

Andrii Sybiha apelou aos parceiros para que ajudem a aumentar a pressão sobre a Rússia, a garantir o acesso de observadores e médicos internacionais aos prisioneiros de guerra ucranianos, um tratamento humano e as necessidades básicas, bem como a facilitar a sua libertação e a libertação de todas as pessoas detidas ilegalmente.

O Ministro mostrou-se confiante de que o apoio dos Oito Estados Nórdicos e Bálticos ajudará a Ucrânia a vencer e a devolver a segurança e a paz ao seu país e a todo o continente europeu.

Outdated Browser
Для комфортної роботи в Мережі потрібен сучасний браузер. Тут можна знайти останні версії.
Outdated Browser
Цей сайт призначений для комп'ютерів, але
ви можете вільно користуватися ним.
67.15%
людей використовує
цей браузер
Google Chrome
Доступно для
  • Windows
  • Mac OS
  • Linux
9.6%
людей використовує
цей браузер
Mozilla Firefox
Доступно для
  • Windows
  • Mac OS
  • Linux
4.5%
людей використовує
цей браузер
Microsoft Edge
Доступно для
  • Windows
  • Mac OS
3.15%
людей використовує
цей браузер
Доступно для
  • Windows
  • Mac OS
  • Linux