Na quarta-feira, 23 de outubro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia Andrii Sybiha durante sua visita ao Sultanato de Omã manteve conversações com o Ministro da Economia de Omã, Dr. Said bin Mohammed bin Ahmed Al-Saqri.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou o interesse da Ucrânia em desenvolver relações com Omã e com os estados do Golfo em seguintes esferas: comércio, os investimentos, as exportações de alimentos e o desenvolvimento de energias e tecnologias renováveis.
O Ministro Andrii Sybiha convidou a parte omanense criar no território de Omã um centro alimentar para os produtos ucranianos e a sua posterior promoção nos mercados dos países da África Oriental.
Andrii Sybiha enfatizou que, apesar da guerra e dos ataques da Rússia às infra-estruturas portuárias e aos navios civis ucranianos, o nosso Estado continua a ser um dos garantes da segurança alimentar global. Assegurou a disponibilidade da Ucrânia para continuar a ser um parceiro de confiança para os países do Médio Oriente e de África no fornecimento de alimentos extremamente necessários. O Ministro convidou a parte de Omã a participar na Terceira Cimeira Alimentar, que se realizará neste ano em Kyiv.
As partes concordaram que a agressão russa contra a Ucrânia teve consequências globais negativas, em particular o agravamento de uma série de crises: alimentar, energética, de segurança e outras.
Andrii Sybiha informou o interlocutor sobre a situação no campo de batalha e a Fórmula da Paz como a única forma de restaurar uma paz abrangente, justa e duradoura. Ministro expressou gratidão a parte de Omã pelo apoio de princípio à soberania e integridade territorial da Ucrânia, os princípios da Carta das Nações Unidas.
Ministro do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia informou ainda sobre o terror russo contra o sistema energético ucraniano e manifestou as necessidades prioritárias do nosso país no apoio energético neste inverno.
Os Ministros concordaram sobre a importância de iniciar as atividades da Comissão intergovernamental bilateral e realizar a primeira reunião dela. Discutiram a possibilidade de enviar missões empresariais mútuas para explorar oportunidades de cooperação e a criação de um mecanismo permanente de conselho empresarial para o desenvolvimento do comércio bilateral.
Os ministros centraram-se nas perspectivas de alargamento do quadro jurídico para o reforço dos laços comerciais, na celebração de acordos para evitar a dupla tributação e no comércio preferencial.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros convidou igualmente a parte omanense a participar na próxima conferência sobre a restauração da Ucrânia e a desempenhar um papel ativo na reconstrução do nosso país. As partes prestaram especial atenção ao desenvolvimento da cooperação nos domínios cultural e humanitário.