Andrii Sybiha conversou com o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã sobre a Fórmula da Paz e a liberdade de navegação
23 outubro 2024 15:55

Durante uma visita ao Sultanato de Omã, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, manteve conversações bilaterais com o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Sultanato de Omã, Badr bin Hamad Al Busaidi.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano manifestou a sua gratidão a Omã pelo seu apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia, assegurando que a parte ucraniana aprecia a voz do Sultanato e está empenhada em alargar a cooperação.

Os Ministros reafirmaram o seu desejo mútuo de elevar as relações bilaterais a um novo nível.

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros debateram a ideia de criar um Centro Alimentar no Sultanato para os produtos ucranianos e a sua posterior exportação para a África Oriental e outras regiões.

Andrii Sybiha informou o seu homólogo de Omã sobre a situação no campo de batalha, os bombardeamentos russos de cidades e comunidades ucranianas, os ataques a infraestruturas portuárias e a embarcações civis, incluindo os danos causados a navios que transportavam alimentos para o Egito, Itália e ajuda humanitária do Programa Mundial para a Alimentação das Nações Unidas para a Palestina durante o mês anterior.

O Ministro exortou Omã a apoiar a posição da Ucrânia quanto à necessidade de garantir a liberdade de navegação no Mar Negro e convidou a parte omanense a participar na terceira Cimeira Alimentar que se realizará em Kyiv este ano.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros informou também sobre os bombardeamentos russos do sistema energético e o perigo de ataques russos às instalações de energia nuclear da Ucrânia. Apelou a Omã para apoiar os esforços no sentido de evitar tal cenário. O Ministro sublinhou ainda as necessidades prioritárias da Ucrânia para reforçar a resistência energética antes do inverno.

Durante as conversações, Andrii Sybiha prestou especial atenção à Fórmula da Paz como única via para a paz abrangente, justa e duradoura, salientou a firmeza do princípio “Nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia” e convidou o Sultanato de Omã a participar na Segunda Cimeira Mundial da Paz.

Os chefes das diplomacias ucraniana e omanense manifestaram a sua disponibilidade mútua para desenvolver o quadro jurídico, incluindo os preparativos para a celebração de um acordo sobre dupla tributação. Os ministros confirmaram igualmente a sua disponibilidade para lançar uma comissão mista intergovernamental para reforçar os laços comerciais.

As partes debateram também o alargamento da cooperação cultural e humanitária. Andrii Sybiha propôs que o Museu Nacional de Omã se junte à iniciativa da Primeira Dama da Ucrânia, Olena Zelenska, de lançar guias de áudio em língua ucraniana nos locais mais importantes do mundo.

O Ministro apelou igualmente à parte omanense para ajudar a proteger os direitos e interesses legítimos da comunidade ucraniana em Omã.

Outdated Browser
Для комфортної роботи в Мережі потрібен сучасний браузер. Тут можна знайти останні версії.
Outdated Browser
Цей сайт призначений для комп'ютерів, але
ви можете вільно користуватися ним.
67.15%
людей використовує
цей браузер
Google Chrome
Доступно для
  • Windows
  • Mac OS
  • Linux
9.6%
людей використовує
цей браузер
Mozilla Firefox
Доступно для
  • Windows
  • Mac OS
  • Linux
4.5%
людей використовує
цей браузер
Microsoft Edge
Доступно для
  • Windows
  • Mac OS
3.15%
людей використовує
цей браузер
Доступно для
  • Windows
  • Mac OS
  • Linux