Em 3 de outubro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, reuniu-se com os diretores dos institutos e os decanos das faculdades das principais instituições de ensino superior ucranianas que formam especialistas em relações internacionais.
O Ministro manifestou a sua gratidão aos educadores pelo seu trabalho e pela formação de profissionais para o sistema diplomático ucraniano. Informou sobre a expansão da política de envolvimento dos jovens no MNE.
“É muito importante motivar os jovens para o trabalho no MNE, a candidatarem-se a vagas, a fazerem exames e a passarem nas entrevistas. Trabalhar no MNE é uma oportunidade real de ajudar o Estado neste período difícil de guerra em grande escala. Significa ter perspectivas de carreira e trabalhar como parte de uma equipa profissional para um objetivo comum - a vitória da Ucrânia e o restabelecimento de uma paz justa. E para o sistema diplomático ucraniano, a chegada de jovens significa nova energia, ideias e motivação”, afirmou Andrii Sybiha.
O Ministro anunciou que, num futuro próximo, o MNE anunciará uma nova vaga de seleção externa para cerca de 50 lugares no pessoal do Ministério e apelou a jovens profissionais com conhecimentos de línguas estrangeiras - licenciados de universidades especializadas - para que considerem as propostas do MNE para trabalharem no pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano.
De acordo com o Ministro, após a nomeação dos novos Ministros adjuntos, o Ministério começará imediatamente a trabalhar na reforma da política de pessoal, da estrutura e dos efectivos do organismo central do MNE e das missões diplomáticas estrangeiras.
Andrii Sybiha sublinhou a necessidade urgente de o Ministério dos Negócios Estrangeiros atrair estudantes com conhecimentos sobre as regiões de África e do Indo-Pacífico, bem como com um elevado nível de proficiência em línguas orientais. Neste contexto, o Ministro apelou aos representantes das instituições de ensino superior para adaptarem os seus programas de formação às realidades actuais do nosso Estado e para acelerarem a formação desses especialistas.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros propôs igualmente a criação de um mecanismo permanente de interação com as instituições de ensino superior ucranianas, a fim de desenvolver uma cooperação sistemática e a longo prazo. Neste contexto, afirmou que, num futuro próximo, os vice-ministros e embaixadores intensificarão as visitas às universidades, darão palestras e reforçarão a cooperação entre o MNE e as instituições de ensino superior especializadas.
Andrii Sybiha garantiu ainda que o MNE apoiará a organização de estágios para estudantes, tanto nos serviços centrais do Ministério como nas missões diplomáticas estrangeiras. Sublinhou que uma das prioridades do Ministério é assegurar uma representação geográfica justa do pessoal de todas as regiões da Ucrânia e a igualdade de género.
Os participantes na reunião debateram abordagens inovadoras em matéria de formação, o desenvolvimento da cooperação internacional no domínio da educação e da ciência e a necessidade de intensificar a formação de juristas de direito internacional para levar a Rússia e os russos a tribunal em processos judiciais internacionais.